A Usina São Manoel se mostra comprometida em promover transformações que possam contribuir com o fortalecimento das mulheres na comunidade
O tema empoderamento feminino se consolidou no debate sobre direitos humanos devido à sua importância e urgência. Além de ter se tornado uma medida necessária para combater os crescentes dados de violência contra as mulheres, o fortalecimento
delas, em todas as esferas sociais, é capaz de promover a igualdade de gênero – um dos objetivos de desenvolvimento sustentável definido pela ONU – Organização das Nações Unidas.
Dentro desse cenário, as empresas possuem um importante papel. Por meio de inciativas institucionais, as organizações privadas podem contribuir efetivamente para transformar a cultura e padrões preexistentes. A Usina São Manoel, produtora de cana, açúcar, etanol e levedura seca, implementou iniciativas que demonstram o seu compromisso com o tema.
Em 2019, a empresa iniciou um processo de intensificação de sensibilização dos colaboradores, conduzindo reflexões internas que tratam da valorização das mulheres no ambiente de trabalho e na sociedade. Como início do ciclo de ações, foi estabelecida parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – 146ª Subsecção de São Manuel, envolvendo 16 advogados para a realização de palestras interativas de conscientização.
A realização desta ação social tratou os tipos de violências praticados contra a mulher, seus direitos, amparo legal e a rede de atuação e acolhimento existente na comunidade e seu entorno, ressaltando sobre a Lei Maria da Penha (Lei nº 13.104/15), que trata de forma efetiva sobre a violência doméstica e familiar. Foram promovidas em 2020, 27 palestras, abrangendo 1.634 colaboradores – 86% do quadro da organização no período.
Envolvida também com o tema de Saúde Materna e com o objetivo de promover o bem-estar das gestantes e das gerações futuras, a Usina São Manoel instituiu há 12 anos o Projeto Gestante Saudável -“Cuidando do Presente e Preparando para o Futuro”, voltado à mulheres ligadas à usina (colaboradoras e dependentes) e também às residentes na comunidade local e entorno. O projeto beneficiou, até 2020, 834 gestantes, sendo 118 na faixa etária de 11 a 18 anos.
Além dessas iniciativas, a empresa agora está comprometida em aumentar o número de mulheres no seu quadro de colaboradores. Por meio de campanhas internas e voltadas para a comunidade, a organização visa desmitificar a ideia de que algumas vagas estão direcionadas apenas para homens. Segundo Silvio Luis Nicoletti, responsável pela área de Recursos Humanos da Usina São Manoel, o número de currículos recebidos de mulheres ainda é baixo.
“Estamos identificando os motivos de não termos tanta participação feminina nos processos seletivos da usina. A São Manoel está buscando articular inciativas de capacitação para que as mulheres se sintam seguras em pleitear essas vagas”, diz Nicoletti.
Silvio ainda reforça que as mulheres da comunidade estão convidadas a cadastrarem o seu currículo no site da empresa, na área “Trabalhe Conosco”. Desde o dia 8 de fevereiro, a Usina São Manoel não recebe mais currículos impressos ou por e-mail, devido à adequação do procedimento à Lei de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).