Aumento nos novos casos positivos teve início no dia 08 de dezembro
O ano de 2021 começa com uma péssima notícia aos moradores de São Manuel. Em uma análise feita pelo Jornal O Debate, através dos boletins epidemiológicos emitidos pela Prefeitura e assinados pela Diretoria da Saúde, no primeiro mês de 2021, foram registrados 654 casos positivos para o novo coronavírus. Números de óbitos confirmados pela doença também teve um assustador aumento: 12 casos.
O levantamento vai contra os números que eram registrados durante o mês de novembro, onde, algumas regiões do estado de São Paulo, incluindo a capital paulista, se enquadraram na fase verde, onde há uma maior flexibilização de alguns setores da economia. Agora, diante de uma nova cepa do vírus, os números assustam moradores. O total de mortes pelo novo coronavírus registrados apenas em janeiro equipara-se ao total de mortes registrados em todo o ano de 2020.
O primeiro caso de Covid-19 em São Manuel foi registrado no dia 03 de abril de 2020. À época, a prefeitura informou que o primeiro paciente estava internado no Hospital das Clínicas da cidade de Botucatu. Durante o mês de abril, foram registrados 11 casos positivos, além da primeira vítima fatal.
Apesar de crescentes, os números sempre apresentavam moderada elevação, como ocorreu em junho e agosto, onde, respectivamente, foram registrados 46 e 97 novos casos positivos.
Em um aparente cenário de controle da pandemia, no mês de novembro foi registrado 41 casos positivos. Um mês depois, os números apresentaram um aumento crítico: foram diagnosticadas 237 pessoas com o Covid-19, em contrapartida, o número de óbitos permaneceu estável.
Especialistas acreditam que esse movimento pode ser mais dramático do que a fase vivenciada entre abril e agosto, já que os brasileiros ainda se preparavam para festas de final de ano, que, normalmente, foram focos de aglomeração de famílias e de pessoas.