Empresa conta com 58 brigadistas treinados no combate a incêndio e 20 caminhões-tanques
Em todo o estado de São Paulo, a ocorrência de incêndios florestais é mais constante entre junho e outubro, sendo agosto e setembro os meses com maior número de eventos. A Usina São Manoel realiza ações de combate ao fogo e de fiscalização repressiva, priorizando e definindo estratégias de comunicação tanto para seus colaboradores, quanto para a comunidade em geral.
As elevadas temperaturas e o clima seco colaboraram para o aumento significativo no número de chamados. Um levantamento realizado pela Usina São Manoel mostra que a Equipe atendeu 120 ocorrências, sendo em áreas de cana, outras culturas e também nas áreas urbanas.
Hoje a empresa possui uma estrutura com 58 brigadistas treinados no combate a incêndios, 20 caminhões-tanques, 5 motos e 3 torres de observação com câmeras de alta definição para auxiliar no monitoramento.
O trabalho de prevenção realizado pela Usina São Manoel foi reconhecido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e pela Polícia Militar, com destaque para o apoio ao Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo durante a Operação Corta Fogo 2020.
A Operação Corta-Fogo é formada por diversos órgãos estaduais como a Coordenadoria Estadual de Proteção Defesa Civil (CEPDEC), o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar Ambiental, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a Fundação Florestal (FF) e o Instituto Florestal (IF).
Bitucas de cigarro, fogueiras, curtos-circuitos em rede elétrica, soltura de balões, latas ou vidros e até mesmo garrafas pet, que com a ação do sol podem iniciar o fogo, são as principais causas dos incêndios nas plantações, principalmente em áreas próximas as rodovias ou que tenham acesso fácil da população.
O artigo 250 do Código Penal estabelece, para quem provocar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outras pessoas, a possibilidade de reclusão de três a seis anos e multa. As penas aumentam em um terço em situações como a de o crime ser cometido para obter vantagem pecuniária; ou se o incêndio é em locais como casa habitada ou destinada a habitação, lavoura, pastagem, mata ou floresta, por exemplo.
Além de combater queimadas em áreas rurais, a Usina São Manoel presta um importante trabalho no combate a incêndios na área urbana. Recentemente, no mês de novembro, uma casa na Rua Gomes de Faria, próximo à estação, pegou fogo. Graças à ajuda dos caminhões- -tanques da Usina, os socorristas conseguiram dominar as chamas e salvar o pouco que restou da residência