Jornal O Debate

Informação com Credibilidade

Eu parei de usar anticoncepcional

“Eu parei de tomar o anticoncepcional e minha pele está horrível!”

Essa frase é comumente ouvida no consultório, pois sabemos que os anticoncepcionais orais (ACO) podem ter um papel no controle da acne nas mulheres. Isso ocorre porque o hormônio estrógeno diminui a produção de testosterona, inibe a produção de sebo da glândula sebácea e ainda atua na modulação dos genes envolvidos.

Ao parar o ACO, os hormônios como a testosterona voltam a atuar na pele, estimulam o crescimento das glândulas e produção de sebo. Além disso, os outros fatores desencadeantes da acne como tabagismo, dieta e herança genética contribuem para piora considerável da oleosidade e surgimento de espinhas inflamadas na região do queixo e mandíbula.

A pele oleosa é uma característica que não pode ser mudada, mas podemos controlar a acne, principalmente por compreender que a acne nas mulheres necessita de acompanhamento e tratamento, principalmente quando melhora com uso de ACO.

Porém se você decidiu por questões pessoais ou por indicação médica, interromper o uso de ACO, é necessário intensificar os cuidados diários como, por exemplo:

1) Não dormir de maquiagem e higienizar a pele com sabonete adequado.
2) Diariamente usar as medicações prescritas pelo dermatologista para controle da acne.
3) Limpeza de pele 1x/mês, no mínimo.
4) Evitar alimentos com leite, parar de fumar e controle da dieta com excesso de açúcar.
5) Consultar o dermatologista para avaliar outras causas de acne, como as doenças endocrinológicas e a síndrome do ovário policístico.

#acne #acnedamulheradulta #peleoleosa #anticoncepcional #hormonios