Jornal O Debate

Informação com Credibilidade

Prefeituras da região distribuem máscaras para população

Botucatu distribuiu 145 mil máscaras para população, ações ocorreram também em Barra Bonita e Anhembi

Quando duas pessoas conversam sem máscara, a chance que a pessoa saudável pegue a Covid-19 da pessoa que está doente é muito alta. Já quando a máscara é colocada apenas na pessoa que está doente, a chance de contágio diminui mais, mas ainda é média. Quando as duas pessoas – tanto a que está doente como a que está saudável – usam a máscara, a chance de contágio pela Covid-19 é baixa.

“Eu acho que a máscara, sim, é eficiente. E é muito importante que quem tenha sintomas use a máscara”, ressalta o infectologista Mario Gonzalez, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, ligado à USP.

Recentemente, a cidade de Botucatu adquiriu mais de cem mil máscaras, utilizando recursos próprios e doações feitas por empresas da cidade. A Caio Induscar, por exemplo, foi responsável pela doação de 40 mil máscaras de tecido.

“Com essa doação chegamos a nossa meta de 145 mil máscaras, mesmo número de habitantes na Cidade! Uma máscara para cada habitante, com aqueles que mais precisam recebendo na porta de casa? Nenhuma Cidade fez!”, escreveu o Prefeito Mário Pardini em seu perfil em uma rede social.

Ainda em Botucatu, integrantes da Casa do Artesão, Associação dos Artesãos e Associação dos Artesãos do Jardim Peabiru confeccionaram 550 máscaras de tecido, que foram doadas a passageiros do Transporte Coletivo na Cidade. O trabalho foi totalmente voluntário e contou com a coordenação da Secretaria Adjunta de Turismo.

À 35,5 km de São Manuel, em outro município, Barra Bonita, a Prefeitura doou mais de 10 mil máscaras à população. O foco da ação foram as famílias de baixa renda que por lá residem. Segundo a prefeitura receberam as máscaras pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal, cadastradas no Bolsa Família ou acompanhadas por algum serviço.

Em Anhembi, a Prefeitura realiza, desde o início do mês de maio, a distribuição de cerca de 5 mil máscaras gratuita para a população. O mesmo ocorre no Distrito de Piramboia.

Manuseio e limpeza da máscara
As dicas do Ministério da Saúde são: usar regularmente as máscaras protetoras é necessário cuidado no manuseamento e uso para evitar exposição à Covid-19. Para colocar e retirar do rosto, o manuseio deve ser feito apenas pelos elásticos ou atilhos. Após retirar do rosto, o próprio usuário deve lavar de imediato a máscara com sabão ou água sanitária, deixando de molho por cerca de 20 minutos, para higienização total. Sempre vale lembrar: a máscara é de uso pessoal e não deve ser compartilhada com outras pessoas.