Jornal O Debate

Informação com Credibilidade

Na última edição de O Debate, trouxemos em nosso editorial, informações sobre um novo virús, que ameaçava se espalhar para o mun- do. Naquele momento, em função da distância, com os primeiros casos registrados na China e a falta de informação, não era um momento para alardes.

Passado um mês, o quadro apresentado é outro. O virús que surgiu na China ganhou o mundo. A Organização Mundial da Saúde anunciou nesta terça-feira, 3, que já foram registrados 90.893 casos de coronavírus, com 3.110 mortes. A entidade afirmou que 12 novos países reportaram os primeiros casos e 21 têm apenas um caso confirmado.

O Departamento de Defesa Civil da Itália informou nesta quarta-feira, 4, que o número de mortos no país em decorrência do coronavírus aumentou nas últimas 24 horas e chegou a 107. Nas 24 horas anteriores, 27 mortes em virtude da doença haviam sido registradas. São 3.089 pessoas que testaram positivo para coronavírus no país, um crescimento de 587 novos casos de um dia para o outro. Segundo o governo, 276 pessoas já são consideradas curadas.

No Brasil, um exame de contraprova confirmou na manhã de ontem, quinta-feira, 05, a infecção em uma menina de 13 anos que vive em São Paulo e viajou recentemente à Itália. Até o final desta edição, são 531 casos suspeitos de e 315 casos descartados.

São Manuel, até o momento não possui casos suspeitos, a situação não é a mesma quando o assunto é nossa região, que apresentava 11 casos suspeitos até a última quarta-feira, 04. O nú- mero caiu para 9 depois que dois exames deram negativo.

Os sinais e sintomas mais comuns do novo coronavírus podem ser percebidos no sistema respiratórios e são semelhantes a um resfriado, seguido de febre, tosse e dificuldade para respirar.

Ainda não está claro com que facilidade o coronavírus se espalha de pessoa para pessoa. Apesar disso, a transmissão dos coronavírus cos- tuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal.