Jornal O Debate

Informação com Credibilidade

Copróleo oferece mais pontos de coletas em São Manuel

Desde o início de 2020, Auto Posto Eldorado e Mercearia do Rogério ganham ecoponto para coleta

Localizada em São Manuel, a Copróleo, que faz a coleta e processamento de óleos vegetais e gorduras que são utilizadas em frituras, ampliou recentemente seus ecopontos para atender a população.

A partir de agora, o Auto Posto Eldorado (localizado à Avenida Aldo Marini) e a Mercearia do Rogério (localizada no Catâneo Ângelo) também contam com as “bombonas” devidamente identificadas e higienizadas. É por meio dessas parcerias com estabelecimentos comerciais, como restaurantes, bares, lanchonetes e hotéis que os descartes podem ser feitos de forma consciente.

Essa parceria se estende às escolas, entidades sociais, supermercados, igrejas e afins. Nestes locais, são instaladas “bombonas” com capacidade de 200 litros. Todas elas são identificadas para que a população as reconheça facilmente e assim, contribua com garrafas de óleos e gorduras vegetais produzidas nas residências.

Em São Manuel, a Copróleo possui dez pontos de coleta: Auto Posto Eldorado, bairro Catâneo Ângelo, Caglioni Caçambas, Creche Maria de Nazareth, Igreja Nossa Senhora de Fátima, Leme Supermercado, Mercearia do Rogério, Paróquia Nossa Senhora Consolata, Supermercado Renata e além da sede da Copróleo.

Com instalações e equipamentos devidamente adequados e o pessoal treinado, a Copróleo conta, inclusive, com um sistema de captação e armazenamento de águas pluviais, que é posteriormente utilizada para a limpeza da área de produção e de seus recipientes.

Outro diferencial da empresa é o cultivo de plantas em suas instalações, mantendo assim, um ambiente fresco e agradável. No local, há ainda um viveiro, onde são cultivadas mudas frutíferas e ornamentais e uma horta, onde a população pode retirar para consumo e decoração. Atitude essa, em compensação do óleo ali entregue, que já foi orientada e aprovada pela própria CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

E é dessa forma, através da destinação correta do óleo vegetal usado, que a Copróleo cumpre com seu objetivo. Desenvolvendo seu papel na sociedade e gerando resultados como: fomento na economia em novo segmento de negócio e novas oportunidades de trabalho; proporcionando que empresas e poder público cumpram a legislação ambiental e sanitária; evitando que cidadãos e companhias de saneamento gastem dinheiro desnecessário na manutenção de tubulações de esgoto; e, de suma importância no mundo atual, garante a destinação correta desses resíduos.