Jornal O Debate

Informação com Credibilidade

Ouro Inédito no xadrez feminino

Enxadrista Letícia Amábile Manzatto, de apenas 13 anos, fechou o ano com “chave de ouro” e tornou se a primeira enxadrista de São Manuel a conquistar a medalha de ouro, por equipe, nos Jogos Abertos do Interior – primeira divisão, para atletas até 20 anos

Entre os dias 11 e 23 de novembro, foram realiza- dos os jogos abertos do Interior, na cidade de Marília, com 211 municípios e cerca de 15.000 atletas.

Este ano a presença de atletas de alto rendimento, que já representaram em suas modalidades, na seleção brasileira em mundiais e olimpíadas, abrilhantaram o evento e o tornaram ainda mais competitivo e na modalidade xadrez, não foi diferente: Dos 14 Grandes Mestres que temos no Brasil, 9 estão ativos e 6 estavam lado a lado com os demais enxadristas, campeões nacionais, estaduais e anônimos, disputando jogo a jogo a tão sonhada medalha por atletas e cidades.

Foi neste cenário que a enxadrista Letícia Amábile Manzatto, de apenas 13 anos, fechou o ano com “chave de ouro” e tornou-se a primeira enxadrista de São Manuel a conquistar a medalha de ouro, por equipe, nos Jogos Abertos do Interior – primeira divisão, para atletas até 20 anos. O feito entra para história de Bauru, já que lá o xadrez feminino também nunca havia sido campeã deste torneio.

Neste ano, em razão de não haver equipe feminina de xadrez na sua categoria, em São Manuel, Letícia foi contratada e representou a equipe do Btc/Semel de Bauru e por esta equipe, sagrou-se campeã dos jogos do interior, jogos regionais e jogos abertos, saindo invicta nas três competições.

Além da tão sonhada medalha de ouro dos jogos abertos, Letícia teve um ano de muita evolução e aprendizado. Foi campeã dos principais torneios regionais e obteve excelentes resultados nos estaduais e nacionais. Termina o ano, entre as cinco principais jogadoras de sua categoria no cenário nacional.

Nada disso seria possível sem o apoio e incentivo da família, e os ensinamentos e motivação de todos os seus treinadores, desde que se iniciou no esporte há pouco mais de 6 anos. Uma forma de agradecer e homenageá-los é citar seus nomes para reconhecimento público. São eles: Guilherme Pereira, Edvaldo Bindi, Bruno Godinho, Angelo Silva e Ronaldo Alonso (Dodô), técnico da atual equipe.

Agora a atleta gozará de breve e merecido descanso enquanto planeja sua próxima temporada. Para que seja possível repetir o sucesso deste ano e alçar vôos ainda mais altos, participando dos mais importantes e disputados torneios estaduais, brasileiro e sul-americano, está buscando novos patrocinadores, que podem ser eventuais e ou permanente. Os interessados em patrocinar a atleta, poderão entrar em contato pelo telefone (14) 99773-5366.

Letícia e família aproveita a oportunidade para desejar aos amigos e às famílias são-manuelenses, um Feliz e Santo Natal e que Deus esteja presente na vida de todos em 2020, trazendo muita paz, alegria, saúde, sabedoria e realizações.