É tempo de matrículas

O consumidor tem uma série de direitos, mas também tem deveres

O ano está terminando e é neste período que as escolas particulares promovem a renovação ou reserva de matrícula escolar. Se você já recebeu (ou está para receber) a proposta de renovação da matrícula de seu filho, preste atenção nas recomendações. É importante que os pais se informem sobre o sistema de avaliação, as taxas extras que poderão ser cobradas e os descontos e multas por atrasos no pagamento das parcelas. Tais orientações valem também para novos alunos.

A renovação ou reserva de matrícula escolar precisa ser cercada de cuidados. O consumidor tem uma série de direitos, mas também tem deveres. Entre os direitos é saber o valor total da anuidade ou semestralidade.

Conhecer o projeto pedagógico da instituição é fundamental. É por meio dele que você saberá um pouco mais sobre a filosofia de ensino. A reunião de pais e professores é uma boa forma de se comunicar com a escola e saber sobre o desenvolvimento da criança. Pergunte com que frequência ela acontece, em quais horários e dias da semana, para nunca ser pego de surpresa. Também é interessante saber se, caso não consiga ir, outros familiares (como avós ou tios)  podem substituir você ou se há a possibilidade de marcar uma reunião individual em um horário mais conveniente com a sua rotina.

COMO ESCOLHER?
Acertar na escolha é decisivo para o desempenho do estudante. Em nossa cidade, a rede particular de ensino conta com várias opções, dentre elas o Colégio Holus, Colégio Liceu Arcanjos e Colégio Luma Carolina. Hoje falaremos de duas das três escolas.

COLÉGIO HOLUS
No Colégio Holus, o período de matrículas está aberto e fica até o início das aulas, que será em janeiro de 2020. Desde 2006, a instituição se faz presente em nossa realidade. Usa-se o Sistema Objetivo de Ensino. Lá, a valorização do ser humano é o principal diferencial da escola, além do aluno ser reconhecido e valorizado com um ser humano e não apenas um número onde entendemos as dificuldades de cada um, tentando entender e ajudar cada um em suas necessidades e dificuldades. A escola oferece, desde o começo do ano, aulas de reforço, plantão de dúvidas (ministrado pelos próprios professores) e planos de recuperação. A escola oferece diversas atividades extracurriculares, como violão, coral, treinamentos esportivos, entre outros. Para os alunos do ensino médio, o foco é total nos exames vestibulares e Enem, para esses alunos, a escola oferece aulas complementares, aulas de livros (exigidos pelas faculdades), aulas de aprofundamento, orientação vocacional, além de aulas-dicas, que acontecem antes das provas.

COLÉGIO ANGLO LUMA CAROLINA
No Colégio Luma Carolina, o período de matrículas está aberto e fica até o final de dezembro. Conta os três seguimentos da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio e neste percurso tem realizado um trabalho elaborado com objetivos e metas com muita responsabilidade e competência, pois durante anos entrega para a sociedade jovens cidadãos éticos e preparados com ideais determinados. O colégio tem também estabelecido nos seus alunos uma cultura de dedicação e amor aos estudos com estratégias como “aula dada, aula estuda, hoje”. Usa-se o Sistema Anglo. Possui também o programa “Líder em mim”, “English Stars”, “Plurall”, além de aulas de robótica, música, xadrez e informática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *