Jornal O Debate

Informação com Credibilidade

Fiéis podem pagar suas promessas em Aparecida de São Manuel

O Santuário é considerado o segundo dedicado a Padroeira do Brasil, tendo sido elevado por Dom Lúcio Antunes de Souza, primeiro bispo de Botucatu, em 1913; milhares de devotos o visitam anualmente

O Dia de Nossa Senhora Aparecida é comemorado em 12 de outubro e os fiéis e romeiros que desejam pagar, fazer promessas e agradecer, podem comparecer ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no Distrito de Aparecida de São Manuel.

O Santuário é considerado o segundo dedicado a Padroeira do Brasil, tendo sido elevado por Dom Lúcio Antunes de Souza, primeiro bispo de Botucatu, em 1913. Milhares de devotos o visitam anualmente.

Uma das curiosidades do local é que existem duas imagens de Nossa Senhora e uma delas é única no país, segundo a igreja. Nessa imagem, a ‘pele’ da santa é branca.

A imagem chegou ao Brasil em 1858 e ficava em uma capela. O fabricante português não recebeu todas as informações com as características da santa e por isso veio diferente da que foi encontrada no Rio Paraíba, em 1716, como explica o padre Max da Silva Otaviano.

“Essa imagem foi pedida a Portugal pelos fazendeiros que colaboraram com esse pedido. E ela veio, mas esqueceram de descrever alguns detalhes. E sem esses detalhes, ela acabou vindo diferente, com a pele branca. Como a igreja já estava construída, de comum acordo, decidiram colocar a imagem branca da Nossa Senhora Aparecida, que aqui recebeu o nome de Nossa Senhora Aparecida de São Manuel”, diz o padre.

A devoção a Nossa Senhora Aparecida na região de Botucatu é tão antiga quanto o próprio Distrito de Aparecida de São Manuel. Segundo dados históricos, por volta do ano de 1840, começaram as movimentações para a doação de terras ao Patrimônio de Nossa Senhora Aparecida.

Nascia assim, no ano de 1858 o vilarejo de Água da Rosa, pertencente ao município de Botucatu. Neste mesmo ano foi inaugurada a capela em honra de Nossa Senhora Aparecida, fruto da devoção dos fazendeiros e também dos tropeiros que passavam pelas estradas que cortavam o lugarejo. O vilarejo de Água da Rosa, foi rebatizado pelo povo como Aparecida da Água da Rosa, tamanha era a importância da devoção, denominação que o distrito carregou por mais de um século, até ser denominado de Aparecida de São Manuel.

Na torre do Santuário se encontram três sinos. O primeiro foi fruto das economias de um grupo de senhoras que em 1866 angariaram a quantia necessária para adquirir o primeiro sino. Outros dois sinos também se encontram na torre do Santuário, um doado pelos Missionários da Consolata e o outro sino, de uma promessa de Pedro Antonio de Barros, doado no ano de 1877, onde se lê seu testemunho de fé em Nossa Senhora Aparecida.

Outra curiosidade do Santuário é o teto do altar. Um artista italiano fez o desenho dos anjos em 1992 e cada um deles carrega o rosto de um morador do Distrito de Aparecida. A dona de casa, Nazaré Gallo é um deles. Na época, ela tinha 6 anos de idade. “Eu lembro que fo- ram convocadas várias crianças para vir. Para serem pintadas. Todos que moram na cidade. Eu lembro que nós viemos cedo e tive que ficar o dia inteiro sendo pintada e segurando duas flores para pessoa. Nós subimos em um andaime e o moço pintou a gente lá”, conta.

Todos os anos, fiéis demonstram devoção à Santa no dia 12 de outubro, romarias, pessoas de São Manuel, Pratânia, Botucatu, Areiópolis, Lençóis Paulista, entre outras cidades da região e do estado, comparecem para pagar promessas, rezar e agradecer. A Cavalgada que sai da Cohab 1 e 2 também já é uma tradição.

Neste ano, a Festa da Padroeira, terá a seguinte programação:
Nos dias 9, 10, 11 de outubro, às 19h30, será realizado o Tríduo.
No dia 11 de outubro, após o Tríduo, haverá Show de prêmios.
No dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, ocorre a romaria saindo da Cohab às 6h e de Pratânia, seguida de Missa Campal às 8hs, às 11h, Missa Campal para a Cavalgada com saída da Cohab e às 18h será celebrada a Missa em comemoração à Nossa Senhora e após, procissão e show de prêmios.