Campanha de vacinação tem início nas unidades de saúde

Foco são crianças a partir de seis meses e menores de um ano de idade

Desde a última sexta-feira, 23, todas as unidades de saúde do município irão aplicar a vacina Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) em grupos específicos que integram o público alvo da campanha.

O principal deles são crianças a partir de seis meses e menores de um ano de idade, pois sabe-se que a doença nesta idade tem maior risco de evolução e complicações, como pneumonia e encefalite. A proteção da vacina nessa faixa etária também é menor (de 70% a 80%) devido a presença de anticorpos maternos. Por estes motivos, as crianças devem ser vacinadas, além dos seguintes grupos e no seguinte esquema:

– pessoas entre 1 e 29 anos de idade (duas doses com intervalo mínimo de 30 dias);
– pessoas entre 30 e 59 anos de idade – nascidos a partir de 1960 (uma dose);
– pessoas a partir dos 60 anos de idade não precisam ser vacinadas.


SARAMPO: A transmissão ocorre por gotículas respiratórias e a doença é muito contagiosa. 90% das pessoas suscetíveis adquirem sarampo ao entrar em contato com alguém contaminado. A doença dá imunidade definitiva: só se tem sarampo uma vez. O sarampo é contagioso dois dias antes de o exantema surgir e até cinco dias depois.

CAXUMBA: Caxumba é uma infecção viral que afeta as glândulas parótidas – um dos três pares de glândulas que produzem saliva. As parótidas estão situadas entre suas orelhas e à frente delas. Contudo, a caxumba também pode afetar as glândulas submandibulares e sublinguais, todas próximas dos ouvidos.

RUBÉOLA: Rubéola é uma infecção contagiosa causada por vírus e caracterizada por erupções vermelhas na pele. A doença é também conhecida como sarampo alemão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *