Sabonetes e o pH da pele

Sabonetes, loção, sérum ou creme: cuidar da pele é algo bastante amplo, existem muitas opções de tratamento disponíveis no mercado para todos os tipos de pele. Por isso, na hora de escolher o cosmético mais adequado é importante levar em conta detalhes que vão além da consistência e fragrância do produto, observando de fato se ele respeita o pH da pele.

O papel mais importante é a função de barreira protetora do nosso corpo.

O pH ideal da pele é entre 5 e 5,5. Qualquer valor abaixo é ácido e acima é alcalino, portanto o pH natural da pele é ligeiramente ácido, pois é essencial para proteger as camadas externas da pele.

O pH desempenha um papel importante para a nossa pele, neutraliza agressores a base de alcalinos, inibe o crescimento de bactérias, restaura e mantém o ambiente ácido ideal para a flora natural da pele prosperar. Se o pH sobe para alcalino, o seu equilíbrio natural é afetado. Os lipídios essenciais não podem ser sintetizados e a pele perde água e fica seca. Nesta condição, a camada exterior da pele já não é capaz de funcionar como uma barreira de proteção.

Produtos com pH acima de 5.7 são considerados alcalinos como os sabonetes em barra, frequentemente utilizados, em uma pesquisa recente. Leia essas dicas:

  • Use mais sabonetes líquidos e dê preferência ao uso de sabonetes infantis pois são os que apresentam o pH mais próximo ao ideal para a pele.
  • Evite sabonetes com ação antibacteriana.
  • Evite sabonetes com glicerina, que também contribuem para o ressecamento.
  • Se possível, utilize sabonetes Syndet (sem sabão) não fazem tanta espuma, mas são ótimos para a pele pois apresentam o pH próximo a 5, mais indicados para dermatite atópica ou pele sensível.

Pois bem, esse assunto de sabonete não é tão simples quanto parece. O uso de algum sabonete com pH elevado pode piora a sua pele, causar coceira, irritação e ressecamento. Procure seu dermatologista para melhores esclarecimentos sobre esse assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *