Jornal O Debate

Informação com Credibilidade

Rádio Clube de São Manuel completa 80 anos neste mês

Atuante, a emissora carrega em seu DNA levar até o ouvinte o que existe de melhor na música e informação

A Rádio Clube de São Manuel completará no dia 30 de julho, 80 anos de história. Atuante, a emissora carrega em seu DNA levar até o ouvinte o que existe de melhor na música e informação. Durante a jornada, colaboradores de todos os gêneros contribuíram com a emissora. Foram sonoplastas, locutores, produtores, gerentes, comentaristas e tantos outros, que se fossem aqui descritos, o espaço se tornaria pequeno.

O rádio começou a surgir no Brasil em 1922 e as emissoras, diferente de hoje, eram poucas. Até julho de 1939, existiam no estado de São Paulo 30 emissoras de rádio, sendo 18 delas no interior. Em todo o país existiam apenas 68. Seria impossível descrever a história da Rádio Clube sem contar a história deste importante veículo, o rádio, principalmente em São Manuel, onde a trajetória da emissora se mistura com o dia-a-dia da cidade e seu povo.

Para celebrar mais um aniversário, desta vez, foi feito um processo de reestruturação, não apenas da programação, quanto de seu es- paço físico. Além disso, há ainda um trabalho voltado especialmente para a internet, tendo também reestruturado seu portal de notícias. Segundo analistas da área, 2019 será o ano de consolidação dos podcasts nas terras tupiniquins. Podcast nada mais são do que pequenos programas, voltados principalmente ao público da internet. Com duração variada entre 10 e 30 minutos, cada episódio é único e sempre conta com temas relevantes do momento.

Para começar, foram publicados os episódios do “Na Cozinha com Gi Vernini”, quadro com receitas especiais desenvolvidas pela proprietária do Buffet Mamma Mia. Na programação dos podcasts, o casal Giovanna Gallo e Renan Russo apresentam as notícias mais relevantes do momento, sempre pontuando suas opiniões e contextualizando com a História, este é o “PdA News”. E, ainda com uma parceria que começou aqui no Jornal O Debate, a jornalista e estudiosa da astrologia, Bruna Giorgi, apre- sentará o podcast do Influa, cuja estreia está marcada para a primeira quinzena do mês de agosto. Por fim, João Nicolini contará a história e trajetória dos ícones da música, com o programa “Biografias”.