Corpus Christi completa 71 anos em São Manuel

Arte de produzir tapetes é uma tradição típica trazida pelos portugueses para o Brasil

A comemoração de Corpus Christi ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa. A data é celebrada obrigatoriamente em uma quinta-feira. Isso acontece como uma simbologia pelo fato de que a Última Ceia ocorreu em uma quinta-feira, segundo a tradição. Outro marco importante para o estabelecimento da data é o Domingo da Santíssima Trindade. Na quinta seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade, é comemorado Corpus Christi.

Uma tradição típica de Corpus Christi no Brasil trazida pelos portugueses é a atividade de produzir tapetes. Os tapetes de Corpus Christi são uma prática comum em muitas partes do país, representando símbolos e cenas importantes da fé católica. Os tapetes são confeccionados a partir de vários produtos, como serragem, borra de café, areia etc. Em São Manuel esse tipo de celebração teve início há 71 anos.

A passagem pelo tapete tem um significado especial. O ostensório, que armazena o Corpo de Cristo na hóstia, é carregado pelo sacerdote por essas ruas enfeitadas, e os fiéis só podem pisar nesses desenhos após a passagem do padre. É uma representação de que Jesus anda por ali e é recebido com um belo tapete pelas ruas da cidade.

Em São Manuel os enfeites serão realizados nas ruas Duque de Caxias, Epitácio Pessoa, Co- ronel Joaquim Floriano e Sete de Setembro.

Às 10h, será celebrada Missa no Santuário de Santa Terezinha, seguida de Adoração ao Santís- simo Sacramento até às 15h, quando será realiza- da Missa Campal, presidida por Dom Maurício Grotto de Camargo. Após a Missa, haverá a Pro- cissão.

Para a realização da festa algumas ruas serão interditadas. No sábado, 15 de junho à sexta-feira, 21 de junho: Avenida Irmãs Cintra (quarteirão entre a Casa dos Estudantes e a esquina das escolas “Holus Objetivo” e “Dr. Manoel JoséChaves”) – Montagem da estrutura da praça de alimentação das Entidades.

Na quarta-feira, das 20h até as 23h da quinta-feira, 20 de junho: Avenida Irmãs Cintra (quarteirão das escolas “Holus Objetivo” e “Dr. Manoel José Chaves”) – Praça de Alimentação: Comércio em Geral e ambulantes.

De terça-feira, 18 de junho à sexta-feira, 21 de junho: Tenda piramidal será montada no sábado, 15 de junho, sendo permitida a passagem apenas de veículos pequenos no domingo, 16 de junho e na segunda-feira, 17 de junho, não sendo permitido caminhões e ônibus na via. Rua Irmãs Campos Silveira – Realização do evento.

Na quarta-feira, 19 de junho até sexta-feira, 21de junho, até às 20h: Rua Epitácio Pessoa (entre a Rua Irmãs Campo da Silveira e Coronel Joaquim Floriano) – para enfeites e Procissão.

Também na quarta-feira, 19 de junho, a partir das 20h até às 23h de quinta-feira, 20 de junho: ruas que serão interditadas entre as ruas XV de Novembro e Sete de Setembro (Coronel Joaquim Floriano; Coronel Rodrigues Simões, Comendador José Manoel Pupo; dos Andradas; Duque de Caxias), para enfeites e Procissão.

Serão 20 motivos, entre os altares, passadeiras etapetes, conheça os títulos de cada grupo: 1 Altar Mo-numento: Paróquias e Prefeitura Municipal / 2 Tapete: IMES / 3 Passadeira: Paróquia São Manuel / 4 Tapete: Instituto Dr. Manuel José Chaves / 5 Passadeira: Paróquia Nossa Senhora Aparecida / 6 Tapete: Escola Francisco de Oliveira Faraco / 7 Passadeira: Colégio Agrícola / 8 Tapete: Instituto Mix / 9 Passadeira: Educação Municipal / 10 – Tapete: Amato Team /11Passadeira – Paróquia Nossa Senhora Consolata / 12Tapete: Cada Padre Pio / 13 Passadeira: Comunidade Nossa Senhora de Fátima / 14 Tapete: Colégio Holus / 15 Passadeira: Pastoral da Juventude / 16 Tapete: APAE / 17 Tapete: Octocantos e Amigos das Artes / 18. Tapete: Interact / 19.- Tapete: Anglo / 20 Altar Monumento: Paróquias e Prefeitura Municipal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *