Você sabe o que causa a queda de cabelo?

Diariamente perdemos entre 50 e 100 fios de cabelo, uma quantidade considerada saudável, porém a preocupação começa quando essa queda se torna mais acentuada.

Enquanto 1% dos fios se renovam todos os dias, 90% deles se encontram na fase de crescimento dos fios. Os nutrientes de uma forma geral contribuem para a saúde dos fios.

O eflúvio telógeno é uma das causas intensas de queda de cabelo, perdas de até 30% do volume capilar podem ocorrer em pouco espaço de tempo, mas por ser uma alopecia não cicatricial é reversível na maioria das situações. Nesses casos, o estresse, cirurgia bariátrica, dietas muito restritivas e deficiências de vitaminas e minerais podem ser a causa.

Em virtude do conhecimento do folículo, da genética e da fisiologia, podemos agir de forma mais abrangente, por meios de exames que avaliem funções da tireoide e pesquisem anemia, fatores inflamatórios e distúrbios hormonais. Também é importante check-up laboratorial.

Há vários tratamentos para a queda de cabelos, mas sempre importante saber a causa, o uso de vitaminas, fitoterápicos e aminoácidos são interessantes como alternativas para alguns casos, mas quadros como as alopecias androgênicas ou cicatriciais, as vitaminas não tratam a principal causa do problema.

Por isso, lembre-se sempre de fazer uma avaliação com dermatologista antes de fazer uso de qualquer substância, em alguns casos o excesso de vitaminas pode piorar a queda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *