Peças do Museu de São Manuel são expostas no Mercado Municipal de Botucatu

“Pilão, Ritual de Afeto” é uma exposição composta de narrativas históricas e literárias em que o visitante poderá apreciar, com projeções audiovisuais,o processo de produção da farinha de milho e cheiro peculiar do café

O Mercado Municipal Vereador Progresso Garcia em Botucatu recebe a exposição “Pilão, Ritual de Afeto”. Aromas, sabores e técnicas de preparo têm o pilão como fio condutor nas histórias das receitas simples e saborosas de amendoim, arroz, milho e café.

A exposição foi aberta ao público no domingo, 19 de maio e continua até o dia 4 de agosto; aos domingos, conta com uma programação especial com histórias e atividades, sempre a partir das 9h.

Com foco na cultura popular, “Pilão, Ritual deAfeto”, mostra o verdadeiro significado da peça. O pilão foi um utensílio culinário essencial na cozinha africana, com as mesmas funções de um almofariz, ou seja, para moer alimentos, mas de tamanho muito maior. Os grandes pilões, geralmente para cereais (principalmente milho ou sorgo), podem ser utilizados por várias pessoas ao mesmo tempo, cada uma com um bastão (pau do pilão), que vão batendo os grãos alternadamente, ao som de uma melopeia que dá o ritmo das batidas. Para além de moer o grão, o pilão é também usado para descascar o arroz.

“Pilão, Ritual de Afeto” é uma exposição composta de narrativas históricas e literárias em que o visitante poderá apreciar, com projeções audiovisuais, a quebra do arroz para a galinhada; o processo de produção da farinha de milho; o cheiro peculiar do café; o som do pilão transformando a farinha e o amendoim na deliciosa paçoca. Histórias individuais vividas ou imaginadas, que poderão ser revividas pelos visitantes. Mais que propor acesso a entidades culturais do interior paulista e a preservação da memória, a exposição é uma proposta que valoriza a fi- nalidade das instituições, sua história e diversidade.

A Exposição é composta por objetos do acervo do Museu “Padre Manoel da Nóbrega” de São Manuel, acervo do Museu Histórico e Pedagógico “Francisco Blasi”, além do próprio Mercado Municipal de Botucatu, com o espaço de grãos para estimular os cinco sentidos dos visitantes, e ampliar o projeto “Mercado das Artes”, da Secretaria do Verde, que oferece atividades culturais aos sábados, tais como shows, oficinas, contação de histórias, entre outros, promovidos por artistas regionais.

SERVIÇO
Exposição “Pilão, Ritual de Afeto”.
Local: Mercado Municipal de Botucatu, rua Rangel Pestana, s/n, Centro.
Funcionamento: até o dia 4 de agosto, de terça à sexta-feira, das 8h às 17h; aos sábados, das 9h às 17h; e, aos domingos, das 9h às 12h.
O agendamento de visitas é feita pelo e-mail exposicaopilao@gmail.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *