Jornal O Debate

Informação com Credibilidade

ETEC Dona Sebastiana de Barros está entre as 30 melhores ETEC’s do estado de São Paulo

O sistema de ensino Centro Paula Souza trabalha com a construção da competência, desde o conhecimento das disciplinas, conhecimento técnico, em seguida transformando o conhecimento das habilidades em prática, desenvolvendo projetos

Ao completar 80 anos, no dia 22 de maio de 2019, a ETEC Dona Sebastiana de Barros também comemora estar entre as 30 melhores ETECs do estado de São Paulo, adquirindo pontuação máxima.

Criada em 1939, com o nome de “Escola Profissional Agrícola-Industrial Mista Regional”, destinava-se à preparação de operários, mestres de cultura, capatazes e administradores agrícolas. Por meio do Decreto 11.414 de 10/9/1940, passou a denominar-se ETEC Dona Sebastiana de Barros. Em 1994, a escola foi incorporada ao Centro Paula Souza.

Naquela época, a Escola Agrícola tinha 400 alunos internos residentes que vinham de várias cidades da região e até de outros estados para fazerem o curso técnico.

Numa entrevista com Valter Fontes Cardoso, diretor da ETEC Dona Sebastiana de Barros, ele nos conta como depois de tantos anos a escola chegou a um nível tão elevado.

“Atualmente dentro dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, estamos com duas turmas de Agropecuária e uma de Floresta, sendo 7 salas de aula entre os dois cursos. E à noite, temos outros cursos, sendo duas turmas de Administração, 2 de Química e uma de Edificações. Dentro dos cursos integrados, 32 alunos são residentes e os outros alunos entram de manhã e ficam até de tarde. Servimos 220 almoços entre funcionários e alunos, e para os residentes servimos também o café da tarde, jantar e café da noite”, comenta o diretor.

Os alunos do Ensino Médio com curso integrado, como, os de Agropecuária e Floresta, com duração de três anos, já saem da escola com o certificado do ensino médio e também do Técnico, além de já saírem com o CREA (Carteira do Conselho Regional), o que permite ao formando trabalhar como Técnico responsável de projeto, cargo de liderança, entre outros.

“Desde o ano passado, estamos conceituados entre as 30 melhores ETECs, acima de várias escolas da capital, e de cidades do interior como, Barra Bonita e Jaú. E neste ano, onde as ETECs cresceram, são no total, 287, atingimos a pontuação máxima”, explica.

Segundo Valter, a equipe da ETEC Dona Sebastiana de Barros é muito competente, os funcionários, coordenadores, diretores de serviço, diretores acadêmicos, são todos muito dedicados. E no ensino médio integrado com o técnico temos um coordenador de curso atuando junto ao ensino médio, um professor da área técnica, um orientador profissional e um coordenador pedagógico. Este ano tivemos 20 alunos que passaram na primeira fase da Unesp e quatro que passaram na segunda e já estão cursando a faculdade.

O sistema de ensino Centro Paula Souza trabalha com a construção da competência, desde o conhecimento das disciplinas, conhecimento técnico, em seguida transformando o conhecimento das habilidades em prática, desenvolvendo projetos.

Numa área de 62 alqueires de terra, os alunos têm aulas práticas, desde a parte vegetal a animal. Fazem processamento de alimentos, como linguiça, queijos, geleias, manteiga, requeijão, doce de leite, entre outros. “Numa loja ao lado do refeitório, sempre às 8h, já temos leite engarrafado, fresquinho tirado da vaca e às vezes alguns produtos”, diz.

Para quem não imagina, a escola tem rebanho de 30 bovinos, 180 suínos de referência, ovinos e galinhas poedeiras. Além de estufa, berçário florestal e horticultura. E ainda conta com três laboratórios de informática com acesso à internet e um laboratório de química.

Muito feliz, o diretor nos conta que Renato Júnior da Silva Barbosa, um dos alunos participou na Unesp de um projeto de inovação tecnológica na área de tecnologia e ganhou em primeiro lugar, com o projeto “Estudo biodegradável com sementes de jaca” e a aluna de química, Adrieli Peres da Silva, foi classificada em terceiro lugar. Vários alunos levaramseus TCCs na Unesp e foram muito elogiados”.

A ETEC Dona Sebastiana de Barros, no dia 25 de maio, fez uma bela festa, onde muitos alunos, professores e funcionários antigos foram homenageados, seguido por Missa, show dos ex-alunos Augusto César e Gustavo e muitos comes, bebes e reencontros. “Queria agradecer a todos, desde os alunos, coordenadores, professores, diretores e funcionários que contribuem para deixar a nossa escola entre as 30 melhores”, finaliza o diretor Valter.