Auto Posto Eldorado, 1º Posto Ecológico de São Manuel

O projeto do Auto Posto Eldorado de São Manuel, iniciado em 2006 pelos proprietários Alexandre Antonio Dega e Anderson Dega, já tinha em seu DNA apreocupação com o meio ambiente.

“Além das exigências dos órgãos públicos que nos obrigava a seguir regras rigorosas de conservação e proteção do meio ambiente, fomos além, e providenciamos um planejamento com início na estrutura física do posto até como seria o consumo dos recursos naturais que são necessários a nossa atividade. Em 2009, já na inauguração da fase comercial, tínhamos uma mensagem aos clientes que foi batizada de “Posto Bandeira Verde”, por termos adotado desde o início um sistema de filtragem de água que minimiza ao máximo o descarte de resíduos na natureza. Tivemos, por diversas vezes, visitas de alunos interessados em fazer trabalhos escolares sobre esta iniciativa. Neste momento sentimos que tínhamos atingido um objetivo que se tornou claro, sermos pioneiros e passar essa consciência de consumo sustentável adiante”, explica Anderson.

Ao ter a preocupação ecológica, as empresas e pes- soas devem se tornar conscientes sobre seu consumoe a poluição que gera, entender como reduzir ambos. A exemplo do consumo de água e energia elétrica, que são indispensáveis para qualquer atividade, por se tratar de um posto de combustíveis, o Auto Posto Eldorado tem ainda uma grande preocupação sobre geração de resíduos que tem alta capacidade poluidora.

É aí que mora o grande desafio de uma empresa ecologicamente correta hoje e sempre: encontrar meios inteligentes, eficazes e parceiros, para minimizar os impactos no meio ambiente. “Com planejamento e experiência na área, conseguimos realizar a destinação de nossos resíduos de forma profissional com a entrega de óleo lubrificante queimado para empresas de re-refino e das embalagens usadas contaminadas de óleo para empresas de reciclagem especializadas. Isso passa desde o treinamento de toda a equipe de frentistas, local adequado para armazenamento até a retirada e a administração da quantidade de resido gerada para informar as autoridades competentes como o IBAMA e a CETESB. Sendo assim, imediatamente, nossos maiores desafios se tornaram o consumo de água e energia elétrica”, complementa.

Para um posto se tornar ecológico, inicialmente é necessário consumir menos recursos naturais, diminuir o consumo de água, economizar em uso de energia, adotar equipamentos mais eficientes, além de representar e vender produtos que também carregam a eficiência e baixa poluição em seu uso. “Passadas essas ações práticas, temos que aplicar iniciativas paraconter os impactos do consumo realmente necessáriodos recursos. É ai que a conservação ecológica se torna “Sustentabilidade” com ações. A última delas é que a partir de 07/05/2019, o Auto Posto Eldorado de São Manuel, será a maior usina fotovoltaica atualmente em operação na cidade”, nos contam os proprietários.

Para citar o exemplo de ação nesse momento, Alexandre e Anderson investiram em muitas pesquisas sobre o funcionamento e formas de viabilizar economicamente um projeto para implantar paineis solares.“Nos tornamos 100% sustentáveis no consumo de energia elétrica, ou seja, geramos por conta própria toda a energia que precisamos para nossa atividade. Desafio esse que abraçamos desde o meio de 2017, quando procuramos parceiros que implantassem o sistema de captação de energia solar ao mesmo tempo, que levantamos junto aos bancos se havia finan-ciamentos e incentivos fiscais para a implantação, acompanhamos a rápida expansão das vendas de paineis solares e nos tornamos parceiros de uma empresa de Areiópolis que nos acompanhou tecnicamente na viabilização da documentação exigida pelos bancos e com esse apoio aprovamos o financiamento. Somenteneste projeto foram investidos em diversas áreas paraobtermos licenças exigidas, projetos técnicos, vistorias e o uso de mão de obra profissional nas áreas de elétrica industrial e implantação de sistema de geração. Tudo realizado com empresas e profissionais locais”, nos contam.

Segundo Anderson, falar em equipamentos implantados no posto é muito importante, pois temos pouco tempo para apresentar aos clientes e motoristas, tudo que é realizado e como nos preocupamos e investimos no respeito ao meio ambiente, obrigatoriamente temos que apresentar as caixas “SAO” Separadoras de Água e Óleo que impedem que óleo e combustível se misturem ao esgoto, implementar toda a eletrônica e segurança nos tanques de combustível para não haver vazamentos, poços de monitoramento do solo para certificar que estamos tomando as atitudes corretas isso estamos falando apenas das atitudes para evitar danos a natureza.

“Do meu ponto de vista, é uma obrigação social de todos, o meio ambiente inclui as pessoas que estão nele. Poluir a água que beberemos ou acabarmos com as fontes de energia não renováveis é um descuido quenão podemos ter. Estamos engajados na sustentabilidade de nosso negócio e desejamos que o futuro seja melhor que o passado. Assim como a PETROBRÁS, desenvolvemos formas de continuarmos nossa atividade tão necessária a toda a população de forma cada vez menos impactante ao meio ambiente nos tornando eficientes e ativos na conservação de recursos”, finalizam os proprietários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *