Herpes Zóster

O herpes zoster é uma infecção viral causada pelo vírus varicela zoster, causador da catapora, muito frequente na infância. Após a cicatrização das lesões da catapora, esse vírus aloja-se nos nervos, onde permanece adormecido. Com o tempo, ele pode ser reativado e migrar do sistema nervoso para a pele e assim surgem as vesículas dolorosas.

A doença pode afetar qualquer parte do corpo como face, tronco e membros. Geralmente a infecção começa com uma alteração de sensibilidade na pele: queimação, dor, formigamento, mas ainda sem nenhuma lesão visível. Após alguns dias, surgem vesículas sobre a pele avermelhada, bastante dolorosas e com coceira.

Possíveis fatores relacionados são: exposição solar intensa, estresse físico e emocional, idosos, pessoas com sistema imunológico debilitado.

O diagnóstico costuma ser clínico e o tratamento com antivirais deve ser iniciado o mais precocemente, com indicação médica, para evitar sequelas como dor crônica no local acometido.

A prevenção pode ser feita através de atitudes saudáveis e com a vacinação contra a varicela, de qualquer forma, adotar hábitos saudáveis podem minimizar as chances do problema. Evitar momentos de estresse e ter uma alimentação saudável, são atitudes que mantêm o sistema imunológico fortalecido.

Fique atento, assim que surgir algum sintoma do herpes zoster, procure o quanto antes o dermatologista para o tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *