Jornal O Debate

Informação com Credibilidade

Dengue deixa população em alerta; Bauru tem mais de 9 mil casos registrados

O número de casos de dengue subiu 698% no primeiro trimestre de 2019

A Secretaria Municipal de Saúde de Bauru, a 74 km de São Manuel, divulgou nesta terça-feira, 2 de abril, novo balanço da dengue na cidade: com mais 1.721 novos casos da doença confirmados, o município contabiliza 9.232 casos de dengue em 2019. Sendo apenas 11 deles importados de outros municípios.

Até o momento, 12 pessoas morreram por causada doença, segundo a prefeitura, após confirmação deexames do Instituto Adolfo Lutz. A Secretaria Municipal de Saúde de Bauru ainda aguarda a confirmaçãode outros oito casos com mortes suspeitas por dengue.

Bauru lidera o ranking estadual como o município com o maior número de pessoas infectadas pela dengue em 2019.

O número de casos de dengue subiu 698% no primeiro trimestre de 2019, se comparado ao mesmo período de 2018, em Ribeirão Preto, que fica a 213 km de São Manuel. Foram 110 confirmações de janeiroa março do ano passado contra 878 neste ano. Os pacientes com suspeita do vírus chegam a 2.217.

Já a prefeitura de Araraquara, 128 km de São Manuel, atualizou nesta segunda-feira, 1º de abril, para 5.589 os casos de dengue registrados este ano. Em uma semana, a cidade teve 818 novos infectados.

Em 2019, o município de Jaú, a 55 km de São Manuel até o momento contabiliza 232 casos de dengue. O número foi divulgado pela prefeitura, através da Secretaria de Comunicação. Não há atualização dos bairros afetados, mas a intensificação da aplicação de inseticida com equipamento mais pesado é indício de que os doentes se concentram em determinadas localidades.

A Prefeitura de Agudos, 56 km de São Manuel confirmou nesta quarta-feira, 3 de abril, que o município registra 1.067 casos de dengue, outros 223 pacientes aguardam resultados exames.

O município tem cerca de 37 mil habitantes e vivencia uma das piores epidemias da história. No ano de 2018, foram registrados apenas 40 casos da doença.

Em São Manuel, segundo a Vigilância Epidemiológica, foram apurados nesta segunda-feira, 1º de abril, 12 casos de dengue confirmados, sendo 10 casos autóctone e 2 importados. Quatros casos estão aguardando o resultado dos exames. A maior parte dos casos, segundo a tabela que recebemos estão no Bairro Jardim Planalto. Mesmo com um número muito abaixo das cidades da região, a população juntamente com a Prefeitura de São Manuel não pode relaxar e sim intensificar as recomendações, para que esse número não aumente.