Em busca de um sonho

Jovens são-manuelenses buscam apoio para disputa de campeonato

No último fim de semana, as são-manuelenses Ju- liana Fernanda Miranda e Laís Helena Sacaro Merege participaram na cidade de Barueri da 1a Etapa do Cam- peonato Paulista da Federação Paulista de Jiu-Jitsu, onde Laís sagrou-se campeã na categoria Faixa Roxa Master 1 Pesadíssimo e Juliana conquistou o segundo lugar na categoria Faixa Roxa Adulto Médio.

Em 2014, Juliana e Laís começaram a treinar Muay-Thay em uma academia em São Manuel, mas acabaram se apaixonando pelo Jiu-Jitsu e abandonaram a outra modalidade. As garotas começaram a competir na faixa branca, e quando passaram para a faixa azul mudaram de academia.

Atualmente, elas treinam em Botucatu com Maurício Maletta, na Academia Checkmat, academia que conta com grandes nomes do Jiu-Jitsu, como Ronaldo Chaves, campeão Mundial e Bruno Bressan, que conquistou o bronze no mesmo evento. “Em agosto de2018, fomos graduadas a faixa roxa e seguimos firme efortes nos treinamentos para nos tornarmos referência no Jiu-Jitsu e para incentivar as mulheres a praticarem o esporte. E seguiremos na caminhada a tão sonhada faixa preta”, comentam.

Laís e Juliana já conseguiram vários pódios em campeonatos do interior, como por exemplo em São Manuel, Jaú e Botucatu. Na faixa azul, na qual ficaram durante dois anos e meio subiram ao pódio na Copa Kings, em Piracicaba, 3º lugar Mundial CBJJE e 2º e 3º lugar em várias etapas do Campeonato Paulista.

“Em agosto de 2018, começamos a competir na fai- xa roxa e no começo de 2019, estamos obtendo nossos melhores resultados: campeã e vice campeã Sul Brasi- leiras pela CBJJ, campeã e vice campeã 1a Etapa, cam- peonato Paulista FPJJ; e é só o começo, pois este ano teremos vários campeonatos”, declaram as lutadoras.

A maior meta delas, em 2019, era lutar o Campeonato Mundial nos EUA, mas infelizmente o visto foi negado. Agora, a meta de ambas é ficar entre as melhores do Brasil no Ranking da CBJJ e tentar um bom resultado nos Campeonatos mais importantes no Brasil, sendo eles o Campeonato Brasileiro e o Campeonato Sul Americano.

“Em 2020, queremos lutar nosso primeiro campeonato fora do Brasil e ainda estamos estudando qual será o mais viável para nós. Em abril, lutaremos o BJJ Pro, em Curitiba, campeonato de altíssimo nível e será a segunda vez que lutaremos fora do estado. Em maio, lutaremos o campeonato brasileiro em Barueri e, em junho, a 2a etapa do Campeonato Paulista, o calendário do segundo semestre ainda está a ser definido! Nessa luta, contamos com a ajuda de alguns comerciantes da cidade com patrocínio para quando vamos competir, qualquer ajuda é válida, pois os campeonatos variam com a inscrição de R$ 120 até R$ 300 cada, fora os gastos com transporte, alimentação e hospedagem. Estamos fazendo rifas também com os produtos cedidos pelos comerciantes e fazemos Sacolé Gourmet para ajudar financeiramente nas competições. Agradecemosa todos pelas oportunidades que já tivemos. Qualquerajuda é bem-vinda”, finalizaram Laís e Juliana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *