Jornal O Debate

Informação com Credibilidade

Rádio Clube de São Manuel completa 80 anos

A voz de um município de São Paulo nos céus do imenso Brasil

A Rádio Clube de São Manuel completará no dia 30 de julho, 80 anos de história. Atuante a emissora carrega em seu DNA levar até o ouvinte o que existe de melhor na música e informação.

Durante a jornada, colaboradores de todos os gêneros contribuíram com a emissora. Foram sonoplastas, locutores, produtores, gerentes, comentaristas e tantos outros, que se fossem aqui descritos, o espaço se tornaria pequeno.

O rádio começou a surgir no Brasil em 1922 e as emissoras, diferente de hoje, eram poucas. Até julho de 1939, existiam no estado de São Paulo 30 emissoras de rádio, sendo 18 delas no interior. Em todo o país existiam apenas 68.

Naquela época não se tinha a mesma facilIdade e rapidez na comunicação como hoje.

Uma notícia da capital poderia levar dias para chegar ao interior. Notícias de outros países então, nem se fale, chegavam a levar semanas.

Seria impossível descrever a história da Rádio Clube sem contar a história deste importante veículo, o rádio, principalmente em São Manuel, onde a trajetória da emissora se mistura com o dia-a-dia da cidade e seu povo.

Pela Rádio Clube de São Manuel também passaram grandes nomes da música sertaneja. Ainda em 1939, José Augusto Barros, administrador de uma fazenda do município, acreditando no potencial artístico de João Salvador Perez (Tonico) e José Perez (Tinoco), os levou até a Rádio Clube.

Em 2010, a Rádio Clube de São Manuel foi responsável por outra inovação, a emissora foi a primeira de ondas médias da cidade a ter umsite na internet, www.cluberegional.com.br.

Em setembro do mesmo ano, passou a transmitir pela internet e espalhar seu som para o Brasil e pelo mundo.

A Rádio Clube começa 2019 com muitas novidades, como a volta do Jornal “Bom Dia São Manuel”, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h, trazendo as últimas notícias de São Manuel, região, estado de São Paulo e de todo o Brasil,

Hoje, Cristiano Soares é o responsável por iniciar a programação da emissora às 4h com seu programa sertanejo, das 7h às 7h30 a emissora entra em rede com o Grupo Bandeirantes. Das 7h30 às 9h, a população fica bem informadacom o Jornal “Bom Dia São Manuel, logo em seguida, às 9h, o líder de audiências nas manhãs JCC comanda o “Você faz o Sucesso”, com músicas e variedades, seguido pelo “Programa Sociais, O Que Tudo Informa” e, ao meio-dia, “A Cidade é Nossa”.

No período da tarde, a partir das 13h, notícias diversas. Já das 14h às 17h, o “Boa Tarde Clube”, com João Mateus, apresenta notícias, curiosidade e muita música e das 17h às 19h, Cristiano Soares volta com o seu programa sertanejo.

E no fim de semana tem muito mais programação, das 9h30 às 11h30, também líder de audiência, Zezinho, faz um programa musical com muita variedade, brindes e animação, seguido de Valter Salomão e as músicas que mais marcaram época. Na parte da tarde o apresentador Tato Silva comanda o “Sábado é um Show” e no domingo, os violeiros estão de volta ao programa de Pereira de Souza.