Edição 597 de 15/06/2018

São Manuel completa 148 anos

No domingo, 17 de junho, São Manuel completa 148 anos de fundação. E é difícil quem nunca ouviu falar da nossa terrinha, que mesmo sendo uma pequena cidade do interior de São Paulo, sempre teve prestígio e ficou conhecida por ter sido uma verdadeira potência nos tempos áureos do café, além de ter nomes importantes da política brasileira, da televisão e do esporte que aqui nasceram e cresceram.  São Manuel possui  obras arquitetônicas e paisagísticas construídas no passado que sté hoje embelezam a cidade. Sua natureza é composta por vales, cachoeiras, ribeirões e remanescentes de Mata Atlântica, propiciando a prática de esportes radicais. E segundo o censo realizado em 2014, a população da cidade é de 42.200 pessoas.

Relembrando a história da  fundação de nossa cidade, o Arraial de São Manuel como era chamado no início, foi fundado em 1870. Em 1872 foi construída, nas terras de Manuel Gomes de Faria, uma capela em louvor a São Manuel.

A região já era visitada por caravanas de bandeirantes a caminho do Mato Grosso.

O povoado, em 7 de abril de 1880, por lei imperial, passou à freguesia no município de Botucatu. Em 10 de março de 1885 passou à condição de vila e recebeu o nome de São Manuel do Paraíso.

No início do século XX, o desenvolvimento do município foi impulsionado pelas fazendas de café. Atualmente a cultura predominante é a da cana-de-açúcar.

Quando emancipado de Botucatu, o município de São Manuel era constituído pelos Distrito de Igaraçu do Tietê, Areiópolis, Pratânia e Aparecida. Destes, o mais antigo é o de Aparecida, que ainda permanece como parte do município. Os demais distritos tornaram-se municípios.

São Manuel se destaca por sua tradição e fé, contando com diversas rotas de turismo religioso. Na área urbana do município destacam-se a Igreja Matriz, o Santuário Santa Teresinha, a Capela Nossa Senhora de Fátima, a Igreja Nossa Senhora Consolata, a Igreja de Santa Rita, Capela de Santa Gianna, Capela da Santa Mônica e a Igreja de São Benedito. 

Já no distrito de Aparecida, onde se encontra o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, há a rota denominada “Parada da Fé”. Na Festa da Assunção de Nossa Senhora ao Céu, comemorada todo dia 15 de agosto e conhecida regionalmente como Festa de Aparecida de São Manuel. Durante a festividade o distrito é visitado por uma média de 50 mil romeiros.

Outra grande manifestação de fé acontece anualmente no dia de Corpus Christi, quando as principais ruas do centro da cidade são enfeitadas, atraindo cerca de 40 mil turistas. Em outubro há outra manifestação de fé na Festa de Nossa Senhora Aparecida, destacando o fato de que o segundo santuário dedicado à Padroeira do Brasil foi erigido em Aparecida de São Manuel. 

Uma tradição que está se tornando cada vez mais rara no interior do Estado, permanece na cidade,  todo domingo no fim de tarde, no Coreto do Jardim Municipal acontece apresentação da Sociedade Filarmônica São-Manuelense, o Pula Banda, como é mais conhecido pelos são-manuelenses, onde adultos e crianças desfrutam de ambiente seguro e tranquilo, além das bexigas e da pipoca que não pode faltar.

Nesta data tão especial,  a população são-manuelense parabeniza essa cidade do coração, que com seu povo calmo e hospitaleiro acolhem com carinho as pessoas que a visitam.

Central São-manuelense de Comunicação – Jornal O Debate, Rua Cel. Rodrigues Simões, 69
Centro – São Manuel – SP, Telefones (14) 3842.3637 / 3841-4459 – contato
Desenvolvimento e Hospedagem: TeraQualy