Edição 570 de 28/04/2017

São Manuel já tem calendário de eventos para 2017

É de grande importância para uma cidade ter um calendário de eventos atual, tradicional, bem definido e divulgado para garantir o fluxo de participantes. Ele também se tornou primordial, atualmente, no setor turístico, tendo a finalidade de motivar e orientar os turistas. A construção do calendário deve contar com o envolvimento e a participação dos organizadores de eventos, entidades, comerciantes, municipalidade, clubes de serviços, etc, e de todo o setor turístico.

A definição de um calendário permanente de eventos favorece a organização e possibilita a divulgação para os públicos de interesse. Após a realização, os eventos devem ser avaliados, visando analisar o cumprimento dos objetivos definidos no momento de sua proposta e elaboração. Os resultados desta análise podem ser utilizados para o planejamento de uma nova edição do evento.

No caso do turismo, como setor é extremamente dinâmico e por isso, sempre deverá haver disposição para acrescentar outros eventos e atualizar o nosso calendário anual, permitindo que todos possam se organizar e trabalhar em conjunto. 

O calendário de eventos é de suma importância para dinamizar mais o setor, pois servirá de orientação da comunidade local e também aos turistas para poderem participar dos eventos, evitando coincidência de datas e outros fatores adversos. Ele deve ser preparado, de preferência, no final de um ano para valer no ano seguinte.

São Manuel realiza o calendário já há alguns anos e este ano não foi diferente. Após reuniões com representantes de entidades e organizações que realizam ações sociais e festejos anualmente, a Diretoria de Esportes e Turismo e a Diretoria de Promoção Social cadastraram 145 eventos, entre os meses de abril e dezembro de 2017. “A intenção é realizar esse calendário todo ano. Primeiro porque é uma forma de não ter eventos acontecendo em uma mesma data para um mesmo público; e segundo porque é uma maneira de ajudar na divulgação para os munícipes e para os turistas“, explica Thiago Donini, assessor de Turismo de São Manuel.

Foi montada uma arte e disponibilizada, onde os eventos estão divididos por cores, de acordo com a sua característica. Por exemplo: exposições de artesanatos estão na cor amarelo; de aventura e corrida, na cor verde; de campanhas de entidades, na cor laranja; organizados por clubes, na cor azul; culturais, na cor vermelho; de entidades, em preto; e religiosos, em roxo. 

Além da divulgação eletrônica e em mídias sociais, o calendário será impresso e distribuído em várias regiões do munícipio e também em cidades vizinhas.

Além do apoio dos promotores de eventos, a Diretoria de Esportes e Turismo contou com o apoio do fotógrafo Álvaro B. Silva Júnior, que cedeu parte das fotografias usadas para a divulgação.

O calendário pode sofrer pequenas alterações, mas com certeza auxiliará na organização de quem faz e de quem participa dos eventos.

A arte está disponível no site www.odebateregional.com.br, junto a este artigo.

Central São-manuelense de Comunicação – Jornal O Debate, Rua Cel. Rodrigues Simões, 69
Centro – São Manuel – SP, Telefones (14) 3842.3637 / 3841-4459 – contato
Desenvolvimento e Hospedagem: TeraQualy