Edição 606 de 16/11/2018

Espaço saúde: Dra. Fernanda Alencar Rodrigues

Ortodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo  cuidado do crescimento, desenvolvimento e alinhamento correto dos dentes com a maxila e mandíbula. Como alguns dos benefícios da ortodontia podemos citar:

1-Um sorriso harmônico, que contribui para a autoestima do paciente e consequentemente pode auxiliar na vida social e profissional.

2-Boa higienização. Dentes alinhados são mais facilmente higienizados o que contribui para a longevidade dos mesmos.

3-Melhora na dicção e respiração. A alteração nas bases ósseas (maxila e mandíbula) e na posição dos dentes pode alterar a dicção e a respiração. Uma correção precoce destas alterações contribui significantemente para a qualidade de vida da criança, melhorando o sono e até mesmo o seu desempenho escolar. 

APARELHOS ORTODÔNTICOS NA INFÂNCIA

O ortodontista pode avaliar a real necessidade do uso de aparelhos durante a dentadura decídua (dentes de leite). Esta avaliação é de extrema importância, uma vez que algumas más oclusões devem ser corrigidas precocemente. As mais comuns nesta faixa etária, são a mordida cruzada e a mordida aberta que podem ter origem a partir de problemas genéticos e, principalmente, o uso de chupetas, mamadeiras e o hábito de chupar o dedo. O diagnóstico precoce e a intervenção no período correto podem evitar que uma má oclusão dentária se transforme em uma má oclusão esquelética que seria mais difícil de ser tratada. 

APARELHOS ORTODÔNTICOS x CRESCIMENTO 

Não existe idade específica para iniciar um tratamento ortodôntico mas devemos considerar que na fase de crescimento, dependendo da correção que precisa ser feita, o tratamento é mais rápido. 

Na vida adulta, onde não há mais o crescimento ósseo, a movimentação dentária é mais lenta e exige diferentes cuidados. Mas o tempo de tratamento depende do objetivo e complexidade de cada caso.

ORTODONTIA NO PACIENTE ADULTO

Quem procura por um sorriso perfeito ou pela correção de problemas nos dentes já na vida adulta, deve tomar uma série de cuidados e conhecer um pouco do que pode ser oferecido em tratamentos ortodônticos. Tudo deve começar pela escolha de um ortodontista, especialista que possui conhecimento e responsabilidade técnica para um correto diagnóstico e planejamento do tratamento. 

As novas técnicas e avanços na área da ortodontia e a chegada dos aparelhos estéticos, menos perceptíveis, resultaram no aumento significativo do número de adultos que recorrem aos tratamentos ortodônticos, agora mais rápidos e confortáveis. O alinhamento dos dentes melhora a estética, a deglutição e proporciona boa mastigação. A imagem nunca teve tanta importância como nos dias de hoje. Dentes desalinhados podem causar incômodos e afetar o comportamento social e profissional, tornando a pessoa mais inibida. Além do aspecto estético, devemos ressaltar os benefícios para a saúde dos dentes e gengiva. Dentes alinhados, mais facilmente higienizados, diminuem a gengivite e, como consequência, a perda óssea. Esta última, pode levar a perda dos dentes.

Outra finalidade da ortodontia nos dias de hoje é adequar os espaços de dentes perdidos para a colocação de implantes.

Assim, fique atento! A ortodontia pode fazer toda a diferença no seu tratamento!


Dra. Fernanda Alencar Rodrigues
Ortodontista pela Usp Bauru - CRO 59976
Rua Sete de Setembro, 411 Centro
Fones: 
38414548  
991474569 
(Claro)
998114548 
(vivo – whatsapp)

Central São-manuelense de Comunicação – Jornal O Debate, Rua Cel. Rodrigues Simões, 69
Centro – São Manuel – SP, Telefones (14) 3842.3637 / 3841-4459 – contato
Desenvolvimento e Hospedagem: TeraQualy