Edição 599 de 13/07/2018

Queimadas podem prejudicar o meio ambiente e a saúde das pessoas

Nesta época do ano é comum a ocorrência de queimadas e incêndios florestais,  sobretudo por fatores climáticos (ventos e calor) e pelo uso indiscriminado do fogo. Fazer uma queimada sem controle pode comprometer a qualidade do ar e, consequentemente, a saúde humana, provocando vários tipos de doenças, principalmente respiratórias.

Nas áreas rurais as queimadas diminuem a fertilidade dos solos, tornando as lavouras menos produtivas e comprometem a qualidade da água, pois destroem as matas ciliares, que são a proteção dos rios, riachos, córregos e ribeirões, contribuindo para a ocorrência de seca e a baixa unidade relativa do ar. Estudos científicos comprovam que as queimadas são a segunda maior causa para o aumento do efeito estufa e do aquecimento global.

Nas cidades as queimadas geralmente ocorrem de forma criminosa ou acidental, como por exemplo,  quando uma pessoa joga pontas de cigarros em terrenos baldios. Algumas pessoas também utilizam o fogo na queima de lixo doméstico e limpeza de lotes baldios e com os ventos fortes, comuns nesta época do ano, as chamas se espalham causando danos ao meio ambiente e até às redes elétrica e telefônica.

O fogo também acaba levando para dentro das residências, cobras, escorpiões, aranhas, ratos, entre outras espécies que podem causar acidentes aos seres humanos.

A fumaça e a fuligem também causam problemas. Diminuem a qualidade do ar provocando doenças respiratórias, como asma e renite, atingindo crianças e idosos, e às margens das rodovias podem diminuir a visibilidade dos motoristas e provocar acidentes graves.

Portanto, fique  atento as dicas para evitar os incêndios na zona urbana e rural:

- Não solte balões. Soltar balões é crime ambiental;

- Nunca atire cigarros ou fósforos acesos às margens de matas ou de rodovias;

- Não coloque fogo em folhas secas ao limpar o seu quintal;

-- Em áreas agrícolas, a queimada deve ser realizada apenas com autorização prévia da CETESB, seguindo medidas  rigorosas para evitar acidentes;

- Ao avistar um incêndio entre em contato com a Diretoria de Gestão e Serviços, (14) 3842-1715 e  com a Guarda Municipal no 199.

Central São-manuelense de Comunicação – Jornal O Debate, Rua Cel. Rodrigues Simões, 69
Centro – São Manuel – SP, Telefones (14) 3842.3637 / 3841-4459 – contato
Desenvolvimento e Hospedagem: TeraQualy