Por Giovana Innocenti ginnocenti@hotmail.com arquiteturainnocenti.blogspot.com.br

Edição 447 de 31/01/2014

Arquitetar é... 447

Olá, pessoal, tudo certinho?Nessa semana gostaria de dar umas dicas para aqueles que, assim como eu, não são agraciados com o benefício da casa própria. Muitas vezes, a sensação que fica para quem mora de aluguel é a de que estamos atados, e que qualquer moção para melhorar nosso ambiente, seja esteticamente ou confortavelmente, parece desperdício de dinheiro e investimento no patrimônio alheio. É ou não é? Com isso, vamos vivendo infelizes; frustrados, primeiramente pela insegurança de viver de aluguel e, consequentemente, por aquela vontade de ver em nosso lar a nossa “cara”, nossos gostos e desejos.

Então, separei algumas dicas para acabar definitivamente com essa frustração porque sim, é possível dar o nosso toque na decoração e deixar nosso cafofo mais aconchegante.

1 – Dá-lhe tinta: longe do quebra-quebra – afinal de contas muitas vezes temos que devolver o imóvel exatamente como o encontramos, a solução mais democrática e mais transformadora é a pintura. Esse destaque modifica completamente o visual, sem gastar muito, e é de fácil re-transformação.

2 – Adesivos já: essa artimanha pode invadir paredes e azulejos.Sim, é isso mesmo! Muitas lojas, inclusive na internet, oferecem diversos modelos que variam cores, formatos, tamanhos e estampas. Esses adesivos aplicados nos azulejos idosos podem disfarçar trincas e desgastes e tem cada modelo, um mais lindo que o outro, como estampas de ladrilhos hidráulicos e até faixas de pastilhas.Depois, quando for mudar, é só remover o adesivo e os resquícios de cola. Já nas paredes eles são muito úteis para quem não quer perder tempo tampando buraquinhos dos quadros.

3 – Arte pra que te quero: os mais pacientes podem investir em quadros. Sejam fotos, gravuras, pinturas ou pôsters, quando emoldurados e dispostos nas paredes, podem preencher um vazio enorme, seja estético ou psicológico (rs). E, se vocês pensarem em quadros pequenos e leves, dá para usar ganchos e adesivos dupla face na fixação.

4 –Um verdinho aqui, um verdinho acolá: as plantas são capazes de renovar por completo um ambiente. Além de trazer bem estar visual, cuidar dos vasinhos vai ajudar a relaxar. Pesquise as espécies que se adaptam melhor ao seu ambiente e, sejam elas flores ou folhagens, invistam em vasos charmosos que podem ser suspensos,arranjados em prateleiras, ou até mesmo no chão.

5 – Tem vontade de pisotear o piso? Tapete nele!Manchas, arranhões, cores estranhas, quase sempre esse é o principal motivo de amargura dos inquilinos. Mas a solução é mais simples do que parece: a escolha de um tapete que cubra o revestimento em questão é muito eficiente, traz aconchego e, com os devidos cuidados com higiene, esse acessório pode ser tornar o xodó da casa.

Espero que essas dicas sejam muito úteis e que incentivem os atuais inquilinos a transformarem seus ambientes com carinho e amor.Afinal de contas, essa fase de aluguel pode ser temporária, mas nem por isso precisamos nos privar de ter o nosso lar dos sonhos. Além do mais, essas dicas são econômicas, versáteis e em sua grande maioria vão para o caminhão de mudança, o que é ótimo, já que o investimento é duradouro. Arquitetar é fazer dos limões que a vida oferece uma refrescante e saborosa limonada.

Central São-manuelense de Comunicação – Jornal O Debate, Rua Cel. Rodrigues Simões, 69
Centro – São Manuel – SP, Telefones (14) 3842.3637 / 3841-4459 – contato
Desenvolvimento e Hospedagem: TeraQualy