Por Benne Bassetto motivacao@odebateregional.com.br

Edição 592 de 23/03/2018

VOCÊ SABE DELEGAR EFICAZMENTE?

O Consultor Ernesto Artur Berg dá 10 dicas de como delegar eficazmente, eis as orientações para uma delegação eficaz.

1.Defina claramente o que está delegando. 

Ninguém pode adivinhar o que você tem em mente. Diga com todas as letras o que você pretende: 

a. O que deve ser feito;

b. Os resultados almejados em termos de qualidade e quantidade; 

c. A data limite para sua execução; 

d. O sistema de acompanhamento que pretende adotar (se diário, semanal, quinzenal, mensal etc.)

2. Defina o grau de autoridade e responsabilidade.

Não basta passar o abacaxi da responsabilidade da tarefa ao seu pessoal. É preciso também dar-lhes autonomia decisória para a alocar recursos e recorrer a pessoas em caso de necessidade, ou o abacaxi com certeza não será descascado. Diga claramente a cada um quais as suas responsabilidades e os limites de autonomia decisória. Lembre-se porém de que, por mais que você delegue a responsabilidade da tarefa a alguém, perante a empresa, entretanto, o responsável final por ela será sempre você, já que é um trabalho de sua alçada entregue em confiança à outra pessoa. 

3. Saiba a quem delegar.

Certifique-se de que a pessoa que recebeu a delegação tem o preparo, a experiência e a capacidade requeridas para executar o serviço. Caso contrário, você poderá estar se lançando num vôo cego. 

4. Treine. 

Caso seu colaborador não tenha os três requisitos anteriormente mencionados, mas demonstre potencial e boa vontade em aprender, então nada melhor do que treiná-lo.Você mesmo ou alguma outra pessoa habilitada pode fazer isso. Também poderá recorrer a cursos, estágios etc. Se investir na pessoa certa, o retorno não tardará a trazer frutos.

5. Delegue não apenas para os mais capazes.

Se delegar somente aos mais competentes, você os estará punindo com excesso de trabalho e gratificando os menos capazes com pouco trabalho. Além disso, a delegação é um dos melhores métodos para desenvolver pessoas, pois, na maioria das vezes, elas se sentirão motivadas e desafiadas. Dê oportunidade para que todos aprendam novidades e as coloquem em prática e ficará surpreso com algumas pessoas que já estavam no “freezer”, mas que, com a nova chance, renascem das cinzas, podendo inclusive aumentar a produtividade e voltar a progredir novamente.

Continuamos na próxima edição

Abraços e sucesso!!!

Bene Bassetto

Central São-manuelense de Comunicação – Jornal O Debate, Rua Cel. Rodrigues Simões, 69
Centro – São Manuel – SP, Telefones (14) 3842.3637 / 3841-4459 – contato
Desenvolvimento e Hospedagem: TeraQualy