Por Benne Bassetto motivacao@odebateregional.com.br

Edição 564 de 27/01/2017

HABILIDADES QUE PRECISAMOS ENTENDER

Para ser bem sucedido é necessário prever através de estudos, pesquisas e leituras quais são as tendências futurísticas que vão afetar a vida de nós profissionais no mercado de trabalho.

A especialista Martha Terenzzo em marketing e inovação elencou 10 principais habilidades sobre inovação para a carreira e vida diante de tanta complexidade. São elas:

1. Adapte-se mais rápido

Um relatório feito pela Universidade de Phoenix em 2015, nos EUA, aponta a necessidade cada vez maior de pensamento adaptativo e mais inovador. A inovação não é mais apenas uma palavra da moda e será crucial para aqueles que precisam se reinventar no mercado ou iniciar uma carreira profissional. Estamos vivendo o início de uma nova revolução econômica, com mudanças cada vez mais rápidas e avanços progressivos da tecnologia. Alguns empregos desaparecerão e muitos outros surgirão e exigirão preparo e conhecimento dos jovens para enfrentar as profissões do futuro.

2. Saiba como aumentar a sua capacidade de resiliência

Ter a capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar às mudanças mesmo em situações negativas. Ainda que essa competência seja obrigatória hoje, no futuro próximo teremos muitas adversidades, e será necessário conviver com fracassos recuperando-se com rapidez e equilíbrio.

3. Aprenda a interdisciplinaridade

Entender disciplinas diferentes. Engenharia com biologia, jornalismo e medicina, comunicação e tecnologia, novos saberes e distintos serão importantes nas novas profissões que surgirão.

4. Gerencie a supercarga de informações

Teremos de ser nossos próprios curadores de conteúdo, aprendendo a filtrar e separar o que vamos ler, ver, aprender, receber. A carga cognitiva do nosso cérebro terá de ter um tipo de filtro para aumentarmos nossa compreensão de tantos dados e informações ao mesmo tempo.

5. Aprenda a lidar com novas mídias

O setor de comunicação está mudando. Não pense que por ser engenheiro ou médico isso não o afeta. Já viu seu filho ou amigos no Snapchat? Quantas vezes por dia usa o WhatsApp? Manda emojis? Estamos conectados e usando não só novos formatos de comunicar-se, mas também novas linguagens. A alfabetização em conteúdo e formas de gerar conteúdos serão importantes para pequenos, médios e grandes empresários.

6. Desenvolva inteligência social

Conecte-se com assertividade, relevância e empatia social. Todos terão menos tempo e receberão muita informação, assim, seja direto, expressando claramente sua opinião. Aprenda a ver uma situação por diversos ângulos.

7. Aprenda a trabalhar em contextos culturais diferentes

Seremos cada vez mais miscigenados no dia a dia, sejamos visitantes, imigrantes, viajantes. As distâncias culturais serão cada vez menores. Entender contextos culturais ajudará a trabalhar melhor e mais feliz em qualquer local do planeta.

8. Colabore virtualmente

Aprenda a habilidade de trabalhar de forma produtiva no formato virtual: hangouts, Skype, Facetime, Google Drive e centenas de plataformas que auxiliam quem precisa gerar um projeto em comum, mesmo estando a milhares de quilômetros de distância.

9. Aumente o foco

Para alavancar a sua vida profissional, torne-se uma pessoa mais produtiva e com mais foco. Nunca faltará oportunidade, trabalho e reconhecimento pra alguém que produz bem e com foco. Assertividade é a palavra.

10. Aprenda o poder da síntese

Com tanta informação e conhecimento recebido, além de aprender a filtrar o que é bom e o que é ruim, teremos de sintetizar e traduzi-los de forma lógica e simples. Aliás, adote a palavra simplificação, ela será crucial perante a complexidade futura.

Abraços e sucesso!!!

Central São-manuelense de Comunicação – Jornal O Debate, Rua Cel. Rodrigues Simões, 69
Centro – São Manuel – SP, Telefones (14) 3842.3637 / 3841-4459 – contato
Desenvolvimento e Hospedagem: TeraQualy