Por Edilaine Rodrigues de Góis Tedeschi direitoemdebate@odebateregional.com.br

Edição 597 de 15/06/2018

QUE SÃO MANUEL QUE QUERO PARA O FUTURO?

Nossa cidade aniversaria no próximo domingo, dia 17 de junho. São Manuel estará completando 148 anos! É uma cidade nova em comparação a tantas outras cidades do interior do Estado de São Paulo. 

São Manuel é do signo de gêmeos, signo conhecido por apresentar duas faces e a cidade realmente tem duas faces: uma charmosa e encantadora típica de uma cidade pacata do interior que cultiva até hoje o famoso “pula banda” na praça do coreto central, um museu histórico e pedagógico, arquitetura belíssima de suas casas e outra que assusta seu povo: queimadas se multiplicam em nossa cidade em sinal de verdadeiro desrespeito à nossa saúde e ao meio ambiente.

O aniversário da cidade não deve ser somente mais um dia de feriado. 

Deve ser um momento de reflexão; e como diria a campanha da TV: que São Manuel eu quero para o futuro? Caro leitor, pare e pense: que cidade você deseja para o futuro e o que você pode fazer para colaborar com o futuro de nossa cidade.

São Manuel tem uma população cordata, todas as pessoas se conhecem e tudo é perto: em minutos nos deslocamos de um lado para o outro, seja de carro, a pé ou de bicicleta. Nossa cidade não tem os mesmos problemas de uma cidade grande e apesar do país passar por grave crise econômica e social ainda temos tranquilidade e podemos sair com sossego de nossos lares e locais de trabalho. 

Mas será que estamos tratando bem de nossa cidade? Estamos dando a ela o presente que ela merece?  Qual presente você, leitor, daria a São Manuel? Que São Manuel você, amigo leitor, quer para o futuro?

Alguns responderão que querem uma São Manuel com muitas indústrias e comércio próspero, outros dirão que querem mais lazer, outros desejam atividades esportivas, outros mais festas de peão, outros desejarão uma ciclovia, outros, pistas de skates, enfim, cada um tem um desejo.

Eu quero para o futuro de São Manuel mais respeito às autoridades constituídas, mais respeito às leis, mais ética, mais consciência do cidadão de São Manuel, eu quero que as pessoas não se omitam ou se calem quando virem os culpados pelas queimadas, o carro que trafega na contramão, o indivíduo que joga lixo na calçada alheia, o indivíduo que destrói os bancos da praça, que destroem os prédios públicos. Eu quero respeito e felicidade, pois o resto vem como consequência.                 

John Fitzgerald Kennedy, presidente dos Estados Unidos em seu discurso de posse disse a seguinte frase: não pergunte ao seu país o que ele pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer por seu país. 

Devemos então nos perguntar o que eu posso fazer por São Manuel para ajudar nossa cidade a prosperar e crescer. 

Devemos fazer tudo por nossa cidade, pois nada adianta lamentar o desrespeito às leis, se não respeitarmos as Leis; nada adianta lamentar se o vizinho joga o lixo de qualquer jeito na calçada, se eu faço o mesmo; se o amigo capina o terreno ou se resolve limpar chácaras e sítios ateando fogo no mato, se eu fecho a janela e não denuncio ninguém, se conhecidos resolvem andar na contramão, eu desvio e não faço nada. Assistirmos a tudo sem nos intrometer com medo de represálias e ficarmos esperando que os outros resolvam o que nós poderíamos ter resolvido em benefício de todos, não é querer e desejar um futuro melhor.

Vamos colaborar com a limpeza das ruas e praças da nossa cidade, vamos mantê-las arborizadas e arrumadas; manter os bancos da praça em perfeitas condições de uso; respeitar as regras de trânsito; extirpar as queimadas dos quintais, terrenos, sítios e chácaras, respeitar o meio ambiente. Vamos nos respeitar e construir o futuro para São Manuel com boa qualidade de vida, digna de uma cidade do interior.

Esses presentes não dependem de Leis e Decretos dependem apenas de nossa consciência e iniciativa como cidadãos éticos, civilizados e responsáveis por nossa cidade.

Parabéns São Manuel! Feliz 148 anos para a cidade que é a eterna Princesinha da Sorocaba!

Central São-manuelense de Comunicação – Jornal O Debate, Rua Cel. Rodrigues Simões, 69
Centro – São Manuel – SP, Telefones (14) 3842.3637 / 3841-4459 – contato
Desenvolvimento e Hospedagem: TeraQualy